O Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) tem como principal objetivo desenvolver pesquisas de impacto social centradas na área de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, tendo como foco principal a questão da docência e da aprendizagem de ciências e matemática nos diferentes níveis de ensino, construindo uma visão ampla sobre a pesquisa em ensino de ciências com os mestrandos e doutorandos.
O programa, desde sua criação, já formou mais de 300 mestres e 150 doutores. Nossos egressos ocupam profissionalmente espaços e contextos da educação básica e superior, situando-se principalmente na Região Nordeste. No âmbito da educação superior, há uma nítida contribuição do PPGEC na qualificação dos quadros docentes recém-contratados para atender demandas oriundas do processo de ampliação das vagas e de interiorização pelas quais passaram as IES da região, bem como nos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência de Tecnologia.
Impacto social e caráter inovador da produção intelectual
A produção intelectual do Programa acompanha a robustez das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no mesmo e, neste sentido, tem abordado temas relevantes e inovadores da Área de Ensino, com claras contribuições para o campo da pesquisa e da educação básica e superior, tendo assim, impacto social relevante.
Alguns temas e questões de pesquisa considerados inovadores, visto que dialogam com problemáticas sociais, ambientais, culturais emergentes e interdisciplinares, que englobam:
- Questões referentes à diversidade cultural e conceitual, multimodalidade e a teoria dos perfis conceituais;
- Educação em direitos humanos, conteúdos cordiais e Ensino de Química;
- Concepção de soluções de software que melhorem o processo de ensino e aprendizagem em diferentes abordagens (EAD, Blended Learning e Ensino Presencial);
- Extração de evidências científicas sobre os processos de aprendizagem mediados por tecnologias;
- Modelos e perspectivas que buscam elucidar e minimizar obstáculos e dificuldades na construção de conceitos microscópicos, processuais e dinâmicos;
- Abordagem CTS;
- Educação ambiental na interface com epistemologias ecológicas e metodologias que buscam construir pontes entre práticas escolares e não escolares da educação em ciências;
- Estudos dos espaços não formais de aprendizagem.
Neste quadriênio, o PPGEC teve amplo envolvimento com a organização de eventos na área. Desde o ano de 2020, em função da pandemia, houve um amplo crescimento de ações no PPGEC que tiveram como suporte as mídias sociais, YouTube e Instagram. A partir dessas mídias são veiculados informativos diversos, convites para defesas de teses e dissertações, ações do programa, artigos recém publicados em periódicos, cursos e palestras. Esse conjunto de atividades configuraram-se como estratégias de debates e vivências com os pares e ampla aproximação com a sociedade.